sexta-feira, 20 de abril de 2012

(India) Masala Indiana


Mysore, India
Setembro 2008

“… a primeira condição do pensamento correcto é a sensação correcta – a primeira condição para entender um país estrangeiro é cheirá-lo”
T.S.Eliot “Rudyard Kipling”

Masala Chai é o nome do chá mais bebido na Índia. De norte a Sul do Subcontinente em qualquer casa, loja ou comboio a primeira pergunta que ouvimos é sempre: Chai? Oferecido como forma de hospitalidade ou vendido por poucas rupias, um Chai acabado de fazer é uma dádiva dos Deuses (certamente de um dos milhares de Deuses do panteão Hindu).
Masala significa mistura. No caso do chá, mistura de especiarias: gengibre, canela, e cardamomo, fervidos com chá preto, ao qual se adiciona no final um pouco de leite.
Masala significa mistura, também no caso da India. Mistura de cores, de cheiros, de pessoas , de sensações e emoções.


Uma visita a um mercado Indiano é uma viagem para os sentidos. A explosão de cores intensas das tinturas que tingem os coloridos Saris, fazem vibrar os olhos de qualquer europeu mais cinzento. A mistura de cheiros baralha o nosso olfacto. Cheiros maravilhosos e exóticos aguçam-nos o apetite. Misturam-se com cheiros menos bons. Cheiros de sujidade, de probreza, cheiro de animais, de poluição.

Os vendedores apregoam os seus produtos, treinando algumas palavras de inglês com os turistas que passeiam. Sorriem e ajeitam-se para a fotografia da praxe, enquanto aproveitam para tentar vender as suas iguarias.




As bancas exibem a fruta apelativa e coloridas numa combinação perfeita com a roupa das mulheres que vagueiam pelo mercado e os vegetais frescos estão cuidadosamente arrumados de forma metódica por categorias e cores. A organização das bancas contrasta com o caos lá fora. É isso a India. Os contrastes, a mistura, a masala. Como o Chai.







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