sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Não tens medo de viajar sozinha?
- Não. E adoro!

Resolvi escrever este texto porque várias vezes respondo a esta pergunta quando digo que vou viajar sem companhia. Compreendo que possa parecer estranho e assustador para alguns , mas acreditem, é mais fácil do que possam imaginar.

Em primeiro lugar acho que à partida tem de se ser um viajante. Ou seja para enfrentar uma aventura a solo é preciso ter um amor verdadeiro por viajar (e por viajar entenda-se algo mais que estar 8 dias num resort de praia em Punta Cana com pulseira de tudo incluído. Não desfazendo, pois isto também é bom, mas não é a este género de viagem que me refiro neste texto). 
Provavelmente pode ser também mais fácil se já tiverem viajado algumas vezes acompanhados , pois já têm alguma experiência que será útil neste tipo de aventura.

Por outro lado observo que Portugal tem uma cultura ainda pouco aberta a viagens a solo, sobretudo a mulheres viajarem sozinhas. Não há imensos relatos e não se conhecem frequentemente mulheres portuguesas com esta atitude , por isso compreendo que muitas vezes cause espanto. No entanto deixem que vos diga que isto é muito, mas muito mais comum em outros países do centro e norte da Europa. Nas minhas aventuras pelo mundo tenho-me cruzado com imensas mulheres de idades variadas que se aventuram sozinhas!

Em segundo lugar, outro esclarecimento:  viajar sozinho não implica que não se goste de viajar também acompanhado. Tenho excelentes recordações e imenso gosto nas viagens que fiz a dois ou em grupo. E pretendo continuar a fazê-lo. Mas viajar sozinha... bem isso é algo que quando se experimenta uma vez, normalmente se quer repetir. Ou seja um caminho de não retorno; uma experiência da qual não voltamos os mesmos.


Vejam então os meus argumentos,

As razões de ordem prática:

Durante a viagem tens a oportunidade de ter o tempo totalmente por tua conta. Fazes os teus horários e planeias o teu tempo como te apetecer. (Quantas vezes no nosso dia a dia temos possibilidade de fazer isto? Ter o tempo totalmente ao teu dispor e fazer realmente aquilo que se quer  à hora que se quer? Prazeres nossos de direito, que infelizmente a sociedade catalogou de egoísmo ou preguiça)

Outra razão a ter em conta e talvez uma das mais importantes : só estás sozinho se realmente quiseres. Ficarias espantado com a quantidade de pessoas de diferentes países e faixas etárias que viajam sozinhas pelo mundo. Muitas vezes começas a viajar sozinho e acabas com um enorme  número de amigos de vários países. Isto porque é comum e fácil os viajantes a solo identificarem-se e juntarem-se muitas vezes para refeições e actividades. 

Sozinho estás muito mais disponível e aberto a conhecer pessoas. Quando viajas em grupo estás mais fechado na companhia com quem viajas e dificilmente interages tanto com outros viajantes.
Por isso vos garanto de experiência própria que às vezes tens mesmo de te esforçar por estar sozinho. Se te apetecer companhia, acredita vai sempre aparecer! E trazes quase sempre vários contactos de pessoas por esse mundo que poderás ir visitar!



Outras razões e provavelmente as mais importantes:

A superação de desafios. Ultrapassas e resolves situações, vences medos, e voltas mais forte. Aquilo que te parecia uma dificuldade ou mesmo uma impossibilidade relativiza-se.
Conheces-te melhor. Não há melhor forma de auto conhecimento do que estarmos um tempo connosco próprios. Tens tempo para te ouvir, para te sentir, para reflectir. Testas os teus limites e percebes que os podes ultrapassar e ir mais além. Basicamente descobres que és mais forte do que pensavas e isso pode claramente melhorar  a tua vida em vários aspectos quando regressas.

Alguns conselhos e cuidados:

Ser aventureiro e corajoso não é sinónimos de ser descuidado ou irresponsável. Na minha opinião, quando se viaja sozinho devem haver alguns cuidados e atenções extra para que tudo corra bem.  Antes da viagem é bom saber um pouco mais sobre o destino e ter assegurado que temos estadia para os primeiros dias. Assim, com mais confiança podemos explorar melhor o lugar onde estamos e perceber como deveremos proceder no resto da viagem.

Infelizmente ainda vivemos num mundo onde as facilidades e liberdades entre os sexos não são as mesmas. E uma mulher que viaja sozinha (sobretudo para países não ocidentais) deverá ter cuidados extra. É importante perceber quais as questões éticas/religiosas que devemos ter em atenção quer no que respeita a roupa, quer ao comportamento. É importante também que sejam respeitados os costumes e religiões locais para não entrar em choque ou criar situações desconfortáveis. 
Por isso informem-se bem antes de ir. Para esta  última questão e inúmeras outras há hoje em dias na internet centenas de fóruns de viajantes que respondem a todas as questões que possam imaginar. Qualquer pergunta que coloquem no google, irão encontrar vários sites e blogs com as respostas que precisam. O Lonely Planet sempre foi para mim uma enorme ajuda (em livro ou on line), assim como as dicas do Trip Advisor. Mas nada como explorar  com tempo:  há blogs com dicas para viajantes na Ásia, sites dedicados a quem viaja apenas de comboio etc; pesquisem e surpreendam-se!

Se tens vontade de ter uma experiência a solo mas ainda estás com algum receio, sugiro que comeces por uma viagem menor, por exemplo um fim de semana prolongado nalguma capital europeia. Depois vai ganhando confiança para voos mais altos!

Espero que este texto possa ser útil a todos os que têm vontade de se aventurar sozinhos pelo mundo.
Boas viagens, boas aventuras!






2 comentários:

  1. Adorei ..... inspirador. Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rita, penso que são poucas as mulheres portuguesas que conseguem seguir o teu exemplo! És única!
    Muitas felicidades, continua sempre com essa força e determinação!

    ResponderEliminar