segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Vida e outras Viagens (sobre o blog)


Acho que nasci a viajar. Na barriga da minha mãe viajei para o Brasil onde acabei por nascer e ainda criança voltei para Portugal onde moro desde então. Felizmente a temática viagem continuou até hoje sempre presente na minha vida. Na infância viajei bastante com os meus pais e com uma avó de quem devo ter herdado algum gene viajante. Quando me tornei independente viajar continuou a ser o meu maior prazer e muitas vezes objectivo para o qual trabalhava. O Universo, sempre a conspirar a meu favor, foi-me trazendo, oportunidades fantásticas e posso agradecer hoje em dia os vários países que visitei, companheiros de viagem, pessoas que conheci, aventuras e experiências inesquecíveis.

Em 2008 descobri o prazer de viajar sozinha e penso que não mais deixarei de o fazer. Viajar sem companhia levou-me a partilhar com os outros os momentos que vivia, e comecei a escrever crónicas que foram muito bem recebidas por quem as lia. Estes textos, ou divagações como costumo chamá-los não tinham outro objectivo além da partilha da felicidade dos momentos que estava a viver. Curiosamente, comecei a perceber que cada vez que viaja logo alguém pedia para eu não me esquecer de escrever e enviar as crónicas. Isto fez-me perceber que escrevendo, conseguia chegar às pessoas a quem me dirigia, e melhor, chegar-lhes ao coração.

Com a prática do Yoga, como praticante e professora, encontrei outro género de viagem que me apaixonou: a viagem interior. Comecei a escrever sobre as duas misturando as viagens de sentimentos e ideias, emoções ou experiências com os locais onde estava.

Ao longo destes anos fui juntando vários textos que publico agora neste espaço. Não tenho qualquer pretensão literária, nem sigo nenhuma linha editorial. Tanto escrevo emocionada num país exótico, como me inspiro para escrever sobre um grafiti numa parede em Lisboa. A vida e outras viagens pareceu-me o nome ideal pois é disso mesmo que se trata. A inspiração vem de uma viagem à India assim como de uma viagem de metro. E cada dia da nossa vida pode ser uma viagem se estivermos abertos a isso.



8 comentários:

  1. RITA,
    Obrigada por partilhares este teu cantinho!
    Continua a viajar e realiza todos os teus sonhos..... interiores e exteriores.....

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Um grande beijinho
    Fernanda Salvado

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    Como sabes sou fã dos teus 'relatórios' de viagem... adoro a tua escrita, a vida que dás a cada palavra e a forma como me levas a conhecer pessoas com quem nunca me cruzei, a percorrer estradas por onde nunca caminhei, ou simplesmente a sentir cheiros que o meu olfacto desconhece!

    Hoje o teu BLOG está guardado nos meus FAVORITOS, amanhã espero guardar um LIVRO teu na minha ESTANTE :)

    E adorei a imagem... Parabéns!

    Bj de uma seguidora atenta,
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Boa!
    Que excelente ideia. já está nos meu favoritos ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabens Rita, pelo blog e partilha das viagens.
    Gosto muito de livros sobre viagens, sou fã de Gonçalo Cadilhe, por isso fico à espera do "SEU" livro, para poder "viajar".
    Beijinhos
    Ana Dinis

    ResponderEliminar
  5. Ana não tenho essa pretensão, mas nunca se sabe;)
    Obrigada pelo apoio, um beijinho muito grande

    ResponderEliminar